Sobre o congresso

Há 10 anos, o Instituto Superior de Educação Ivoti, atento, às necessidades dos estudantes e professores, às discussões que ecoam no contexto educacional brasileiro, ciente do seu compromisso na formação de educadores para a contemporaneidade, promove o Congresso de Educação voltado para professores da Educação Básica e do Ensino Superior.

Na escolha dos palestrantes, atentamos para o perfil de educadores provocativos que instiguem os congressistas às reflexões, instaurem desacomodações , indiquem caminhos para novas pesquisas, apontem para diferentes SENTIDOS (direções), preparando os congressistas para fazerem suas escolhas com SENTIDO, estimulando os 5 SENTIDOS (ato de sentir) nos aprendentes.

O VI Congresso Nacional de Educação , III Congresso Internacional de Educação, III Seminário do PIBID discutirá com os participantes, pesquisadores e autores o tema SALA DE AULA & SENTIDOS: O QUE APRENDER? As metodologias ativas nortearão nossas reflexões. Compreenderemos as dimensões da Educação 3.0, a sala de aula como espaço para resolução de problemas, de debates e de trabalho em equipe focando no desenvolvimento do protagonismo estudantil. A interdisciplinaridade será olhada na sua prática, não como discurso meramente. Em que SENTIDO, vamos para que ela seja uma experiência com sentido? Sala de aula como laboratório, sala de aula invertida. A intenção é de vivenciar sentidos para que a AUTONOMIA e a CIDADANIA façam sentido para jovens brasileiros e que provoquem as pessoas para o sentir coletivo com respeito à diversidade, às individualidades e a valorização dos sujeitos caminhantes autores da própria vida.