Instituto Ivoti - Logo

Voltar

Graduação

Letras Português e Alemão

Aprovado pelo Conselho Superior na reunião do dia 26/8/2013. Vigente a partir de 2015.

O curso de Letras Português e Alemão, licenciatura, destina-se à formação de professores de língua portuguesa e alemã e suas respectivas literaturas para a atuação como docentes na educação básica e em outros contextos em que se desenvolvem atividades correlatas a esta área de conhecimento.

Autorizado pela Portaria MEC/SERES nº 169/2012, de 13 de setembro de 2012.

Carga Horária: 3470 h/a
Integralização: duração mínima 10 semestres e máxima 20 semestres
Coordenação do Curso: Prof. Me. Darli Reneu Breunig
Contato com a coordenação: darli.breunig@institutoivoti.com.br

Objetivo

O curso de Graduação em Letras Português e Alemão, licenciatura, tem como objetivos:

  • Proporcionar pleno domínio linguístico e didático, visão interdisciplinar, capacidade interpessoal, conhecimento intercultural, capacidade de análise crítica da expressão escrita e oral, reflexão sobre a atuação ética, embasada no princípio de comprometimento com a formação humanístico-cristã e capacidade de investigação da realidade educacional e sócio-cultural.
  • Capacitar pessoas para fomentarem as diversas manifestações culturais relacionadas à língua e à tradição cultural alemã - como uma das expressões de comunicação internacional, promovendo intercâmbio acadêmico.

Perfil do Egresso

O egresso do curso de graduação em Letras Português e Alemão, licenciatura, estará habilitado a ser professor nos Anos Finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio, nos cursos de Educação Profissional. Também estará habilitado a ser professor de Língua Alemã na Educação Infantil e nos Anos Inicias do Ensino Fundamental. Poderá atuar em áreas nas quais sejam necessários conhecimentos pedagógicos específicos de Letras Português e Alemão e em contextos escolares e não-escolares.

Terá domínio do uso da língua portuguesa e alemã em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, com consciência das suas variedades linguísticas e culturais e postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas na sua área de atuação.

Formação Complementar

A integralização do Currículo se dá através da realização de Atividades Complementares, de acordo com a Resolução do ISEI nº 1/2004, de 08/3/2004, bem como da realização do Estágio Supervisionado.

Faltam 115 dias