Proporcionar pleno domínio sobre a história e também didático, visão interdisciplinar, capacidade interpessoal, co-nhecimento intercultural, capacidade de análise crítica das fontes históricas e de suas metodologias, reflexão sobre a atuação ética, embasada no princípio de comprometimento com a formação humanística e capacidade de investigação da realidade educacional e sócio-cultural.
Capacitar docentes para atuarem na sociedade, como sujeitos que interpretam e descrevem a história com criticidade e responsabilidade, criatividade e comprometimento com a sua história, da comunidade e da sua nação e nela intervêm de forma justa, olhando para as pessoas ao seu redor, interagindo constantemente com elas e que instiguem e inspirem alunos de diferentes faixas etárias a pensarem, como verda-deiros cidadãos, a história de sua região, de seu país e do mundo. Promover a qualificação de profissionais para a ação educativa, também em espaços não-formais de ensino, que assim possam atuar em museus, casas de cultura e instituições de pesquisa, desenvolvendo diferentes atividades concernentes ao ofício do historiador, bem como ações pedagógicas junto a alunos de escolas que frequentam esses espaços de pesquisa e difusão do conhecimento histórico.