Instituto Ivoti - Logo

Voltar

Notícias

Programa de Residência Pedagógica e PIBID inicia no Instituto Ivoti

12/09/2018

Ivoti - Na noite de terça-feira, 11, o Ensino Superior do Instituto Ivoti realizou o lançamento oficial dos Programas do MEC/CAPES, Residência Pedagógica e PIBID, que serão desenvolvidos durante 18 meses pelos acadêmicos das Licenciaturas em Letras, Pedagogia e Música.

A coordenadora institucional dos programas, Delci Klein destacou que o Instituto integra as 21 instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul habilitadas para o Programa Residência Pedagógica, e se coloca em posição semelhante a grandes universidades federais do estado. Já a diretora Doris agradeceu pelas parcerias firmadas e pela acolhida dos residentes pelas escolas, enfatizando que essa experiência enriquecerá a formação acadêmica realizada pelo Instituto.

A Residência envolverá 77 acadêmicos coordenados pelas professoras orientadoras Marguit Goldmeyer, Monia Kothe, Raquel Konrath e Vera Hoffmann. A imersão será em nove escolas públicas de Educação Básica, nos municípios de Ivoti, Estância Velha, Lindolfo Collor e Dois Irmãos, onde serão acompanhados por professores preceptores, durante 18 meses.

O PIBID será coordenado pela professora Luciana Facchini, que destaca que o Instituto integra os 17% de instituições de Ensino Superior de todo o país, contempladas com o programa. Ele acontecerá em escolas públicas nos municípios de Ivoti, Lindolfo Collor e Estância Velha, onde também serão acompanhados por professores supervisores.

Os Programa de Residência Pedagógica e PIBID são ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores. Ambos os Programas têm como premissas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de Educação Básica.

Participaram do evento a secretária de educação de Lindolfo Collor, Martina Presser e a representante da secretaria de educação de Ivoti, Adriana Klering. Além dos residentes, professores coordenadores e preceptores, docentes orientadores e diretores das escolas-campo.

Faltam 196 dias