Instituto Ivoti - Logo

Voltar

Notícias

Webdocumentário Für Immer foi apresentado no Instituto Ivoti

11/10/2017

Ivoti – A noite de terça-feira, 10, ficou marcada pela apresentação do Webdocumentário Für Immer (Para Sempre), produzido pelo Grupo Sinos. O bate-papo contou também com a presença do ator do filme Die Andere Heinmat, Jan Schneider, que falou sobre sua experiência com o dialeto Hunsrück.

A noite iniciou com a projeção de entrevistas do ator Jan Schneider sobre sua participação no filme e, após a apresentação dos vídeos institucionais Grupo Sinos e Instituto Ivoti, o diretor-geral Everton Augustin saudou aos presentes e apresentou os painelistas. “Essa união de força entre o Instituto e o Grupo Sinos que permite que este momento possa acontecer. E, acima de tudo, poder participar desse registro da história, da nossa história, é muito importante”, disse. O presidente do Grupo Sinos e idealizador do documentário, Fernando Gusmão, agradeceu a parceria e apresentou alguns retornos recebidos através desse trabalho.

Além deles, participaram do bate-papo, o coordenador dos Cursos de História e Geografia do Instituto Ivoti, Rodrigo Santos, o repórter e roteirista do Für Immer, Moacir Fritzen, coordenador do documentário e editor do jornal NH, Jeison Rodrigues e o diretor e roteirista, Marcello Collar.

Após a exposição inicial, foi aberta para perguntas do público, formado por professores, acadêmicos e comunidade escolar interessada no assunto. Entre os destaques da noite, ficou o registro do depoimento de Betina Auler, presente na plateia, que falou um pouco sobre sua experiência com o dialeto alemão quando viajou para a Alemanha. “As pessoas não percebiam que eu não era alemã e tentavam entender de onde vinha meu sotaque. Precisamos valorizar essa cultura que temos e respeitar que falar um dialeto também é um idioma”, destacou.


 

Departamento de Comunicação Instituto Ivoti – Vanessa Pustai

 

Faltam 288 dias