Instituto Ivoti - Logo

Voltar

Pós-Graduação

Curso de especialização em docência na educação profissional Inscreva-se já

Público de interesse:
Profissionais já graduados em diferentes áreas com interesse na docência para o Ensino Técnico.

Local das aulas:
Instituto Superior de Educação Ivoti, Ivoti – RS
Dois encontros mensais.
Duração: 4 semestres.

Início das aulas:
29 de setembro de 2017

Dias e horários das aulas:
Sexta-feira 19h às 22h30min
Sábado das 8h às 12h

Inscrições:
De 13/08 a 26/09

Taxa de inscrição:
R$ 50,00 No site www.institutoivoti.com.br

Investimento:
24 parcelas fixas de R$ 380,00

Documentação para inscrição:
Cópia do diploma de graduação/certificado de conclusão de curso, histórico da graduação, CPF, RG, Certidão de Nascimento/Casamento e Curriculum Vitae.
A confirmação da inscrição será mediante entrega do comprovante de pagamento da taxa de inscrição e das cópias dos documentos, que deverão ser enviadas pelo correio, e-mail ou entregues na secretaria acadêmica.

Objetivos do curso:

a) Capacitar bacharéis e tecnólogos para atuarem como docentes na educação profissional em nível médio, observando-se a especificidade e habilidade desenvolvida na sua graduação, como sujeitos que, preocupados com o desenvolvimento do país, promovam a reflexão, o debate e a busca pela resolução de problemas que fazem parte do cotidiano do trabalhador brasileiro.

b) Capacitar bacharéis e tecnólogos para atuarem no ensino fundamental e/ou no ensino médio da educação básica, em áreas de carência de docentes, observando-se a especificidade e habilidade desenvolvida na sua graduação, como sujeitos que, preocupados com o desenvolvimento do país, promovam a reflexão, o debate e a busca pela resolução de problemas que fazem parte do cotidiano do trabalhador brasileiro.

c) Proporcionar aos profissionais a reflexão sobre a didática e as metodologias de ensino que se adequam aos diferentes grupos e às especificidades dos cursos em que atuarão, considerando a faixa etária, a área do conhecimento, os diferentes tempos dos aprendizes, os conhecimentos prévios, tudo isso aliado às diferentes perspectivas teóricas. Defender-se-á a necessidade do educador conhecer os grupos para definir as estratégias de ação para a aprendizagem.

d) Promover a reflexão sobre a necessidade do aprimoramento da visão interdisciplinar, que leve a ações que conectem diferentes áreas do conhecimento e também pessoas de diferentes áreas e regiões em prol de uma ação coletiva na sociedade;

e) Aprimorar a capacidade interpessoal dos profissionais, para que se disponham ao diálogo, à escuta dos jovens; o conhecimento intercultural, reflexão sobre a atuação ética, embasada no princípio de comprometimento com a formação humanística e capacidade de investigação da realidade educacional e sociocultural;

f) Analisar a dinâmica contemporânea em suas inter-relações do local com o global, contextualizando as novas tecnologias, os saberes, as categorias do instantâneo e do simultâneo, inseridas no contexto atual da educação.

Matriz curricular:

Aprendizagem na Juventude e na vida adulta
Avaliação da aprendizagem: habilidades e competências
Coaching Educacional
Culturas: convívio com o diferente
Educação Inclusiva
Estágio supervisionado
Ética e educação
Gestão da Sala de Aula: fazer pedagógico do professor
Identidade e saberes docentes
Metodologia de Ensino: estratégias didático-metodológicas
Tecnologias educacionais
Pedagogia de projetos na Educação Profissionalizante
Planejamento educacional: orientações para estágio
Políticas públicas: educação profissional
Relações interpessoais na escola e mediação de conflitos
Seminário de socialização dos estágios
Retórica e oratória na prática docente
Metodologia de Pesquisa

Orientação de Pesquisa*

Corpo Docente:

Me. André Ramos
Ma. Andreia Didó
Me. Cláudio Kraemer
Dr. Daniel Gevehr
Ma. Derti Jost
Ma. Dóris Gerber
Me. Giovani Meinhardt
Dr. Julio Walz
Dra. Káthia Biehl
Esp. Kléber Cortez
Me. Leandro Sieben
Me. Marcelo Fröhlich
Dra. Marguit Goldmeyer
Ma. Raquel D. Konrath
Me. Rodrigo Luís dos Santos
Ma. Vera Hoffmann

* sujeito à alteração

Cronograma das aulas:

Setembro 2017 Dias 29 e 30

Outubro 2017 Dias 06 e 07
Dias 27 e 28

Novembro 2017 Dias 10 e 11
Dias 24 e 25

Dezembro 2017 Dias 08 e 09

Fevereiro 2018 Dias 23 e 24

Março 2018 Dias 09 e 10
Dia 16 e 17
Dia 23

Abril 2018 Dias 06 e 07
Dia 27

Maio 2018 Dia 11 e 12
Dias 25 e 26

Junho 2018 Dias 08 e 09
Dias 22 e 23

Julho 2018 Dias 06 e 07
Dias 27 e 28

Agosto 2018 Dias 10 e 11
Dias 24 e 25

Setembro 2018 Dia 14 e 15
Dias 28 e 29

Outubro 2018 Dias 05 e 06
Dias 26 e 27

Novembro 2018 Dias 09 e 10
Dias 23 e 24

Dezembro 2018 Dias 07 e 08

Fevereiro 2019 Dias 22 e 23

Março 2019 Dias 08 e 09
Dias 22 e 23

Abril 2019 Dias 05 e 06
Dias 26 e 27

Diferenciais do curso:

  • É o 8º curso dessa natureza que ofereceremos. As edições anteriores foram no formato de FOPE (Formação Pedagógica para Área Profissionalizante);
  • Docentes com vasta experiência na área e atuantes nos espaços de gestão educacional;
  • Diálogos com outras áreas do conhecimento;
  • Currículo flexível, com possibilidade de inclusão de problemas a serem solucionados.

Cusos disponíveis: