Instituto Ivoti - Logo

Voltar

Núcleo de Aprendizagem de Idiomas

Núcleo de Aprendizagem de Idiomas

O Núcleo de Aprendizagem de Idiomas (NAI) foi criado em 2015 com o principal objetivo de fomentar o aprendizado da Língua Alemã na Educação Básica. As aulas são oportunizadas a alunos de escolas da rede pública de cidades vizinhas e aos alunos do Instituto Ivoti. Podem ingressar no NAI alunos matriculados no 8º ano do Ensino Fundamental ou em um dos anos subsequentes, inclusive no Ensino Médio. Por semana, ocorrem seis períodos de aula, divididos em duas tardes.

A cada ano, os alunos participam de provas de proficiência no idioma. No primeiro ano, realizam uma prova interna, que avalia se desenvolveram satisfatoriamente suas habilidades no nível A1 do Quadro Comum Europeu para Línguas Modernas. No segundo ano, escrevem a prova Internationale Vergleichsarbeit A2, elaborada por órgão do governo alemão. E, no terceiro ano, participam da prova DSD I (Deutsches Sprachdiplom Stufe I). Essa prova é de grande peso, pois, entre outros, habilita os alunos a se candidatarem ao Instituto de Formação de Professores de Língua Alemã (IFPLA). No quarto ano, não há prova de proficiência, pois no quinto ano, os interessados, e aprovados nas provas anteriores, podem realizar a prova DSD II, nível mais alto alcançável na Educação Básica e de grande valia também, pois e a vagas habilita os aprovados a se candidatarem a cursos preparatórios para universidades alemãs (Studienkollegs).

Em 2015, o NAI contava com seis turmas, totalizando 119 alunos. No ano seguinte, eram onze grupos e 169 alunos. No corrente ano, o grupo é composto por 13 turmas, num total de 214 alunos.

Faltam 11 dias