Instituto Ivoti - Logo

Voltar

Idiomas na educação

Alemão na educação infantil

Em 2017, o currículo bilíngue na Educação Infantil do Instituto Ivoti teve seu início. Aos alunos dos níveis três, quatro e cinco, do turno da manhã, é oportunizado o aprendizado em Língua Alemã. As aulas são ministradas por professoras habitadas tanto para essa faixa etária quanto para o ensino do idioma.

O currículo bilíngue segue a proposta imersiva, ou seja, a língua utilizada em sala de aula, com as professoras titulares, é o idioma Alemão. O aprendizado do idioma ocorre de forma natural.

Alemão educação infantil anos iniciais

Os alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Instituto Ivoti participam dois momentos semanais de aprendizagem do idioma Alemão. As aulas, do nível três ao terceiro ano, são de 30 minutos, respeitando dessa forma o tempo de concentração do educando.

No quarto ano e no quinto ano, as aulas ocorrem uma vez por semana, totalizando 50 minutos, sendo que no final das séries iniciais, os alunos já participam de sua primeira prova de proficiência. Eles são certificados no nível A1 do Quadro Comum Europeu para Línguas Modernas, pois realizam a prova Internationale Vergleichsarbeit A1.

Ensino fundamental II

A partir do 6º ano, os alunos do Instituto Ivoti frequentam aulas de Língua Alemã três vezes por semana. Nas séries finais, os alunos são divididos em oito grupos de acordo com seu conhecimento linguístico. Nos grupos quatro e cinco, os alunos participam de prova de proficiência interna. Essa avalia conhecimentos entre os níveis A1 e A2 do Quadro Comum Europeu para Línguas Modernas. Já nos grupos seis e sete, é realizada a prova de proficiência Internationale Vergleichsarbeit A2. Essa atesta o nível A2 e é desenvolvida pela Agência Central para as Escolas de Alemão no Exterior (Zentralstelle für das Auslandsschulwesen – ZfA). No grupo 8, os alunos participam do Deutsches Sprachdiplom I (DSDI), também desenvolvida pela ZfA e aplicada em escolas de todo o mundo. Essa prova certifica os níveis A2 e B1. O DSD I é um diploma de proficiência, o que o torna muito importante, pois abre muitas oportunidades, entre delas a candidatura da graduação no Instituto de Formação de Professores de Língua Alemã (IFPLA).

Faltam 77 dias