Instituto Ivoti - Logo

Voltar

IFPLA

Objetivos Curriculares e Extracurriculares

1) Formação linguística
Os estudantes deverão ser aprovados nos exames pelo Deutsches Sprachdiplom, Stufe II – C1, no início do quarto semestre. No fim do curso, deverão alcançar um nível correspondente ao Kleines ou Grosses Deutsches Sprachdiplom (C2), do Instituto Goethe.

2) Formação cultural
• História da Literatura Alemã, com leitura de obras selecionadas;
• Visão geral e temas centrais da História da Civilização, Geografia e Realidades Alemãs; • Contribuição Germânica na Formação da Nação Brasileira.

3) Formação didático-metodológica
Didática geral e metodologia da língua alemã como língua estrangeira, capacitando o aluno a ministrar um ensino variado, criativo, baseado em princípios de atividade e comunicação, com aproveitamento dos mais atualizados recursos didáticos, visando a um processo de aprendizagem intercultural.

A Prática de Ensino acontece em três níveis:
• Ensino Fundamental nível 1 (primeiro a quinto ano)
• Ensino Fundamental nível 2 (sexto ao nono ano)
• Ensino Médio
Obs: Todas as aulas são ministradas em língua alemã.

Extra-curricular ou co-curricularmente oferecem-se palestras e/ou cursos de docentes convidados, por intermédio do Instituto Goethe, do DAAD/ Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico ou de outras universidades brasileiras.

No início de cada semestre realiza-se um encontro de um dia (sábado) de estudantes e docentes com palestras e discussão de temas e problemas relacionados com o currículo e com a atividade do futuro professor de Alemão.

Durante o último ano de curso, os estudantes realizam estágios de 6 a 8 dias em escolas no sul do Brasil, obtendo informações sobre as condições de vida e de trabalho nos seus futuros campos de atividades.

Faltam 11 dias