Instituto Ivoti - Logo

Voltar

IFPLA

Quem somos

O Instituto de Formação de Professores de Língua Alemã (IFPLA) é uma instituição mantida pela Associação Evangélica de Ensino que forma há 38 anos professores de alemão e português para escolas de todo o país. Inicialmente o IFPLA mantinha uma parceria com a Universidade do Vale do Sinos - UNISINOS e, desde 2012, conta com um convênio com o Instituto Ivoti. O IFPLA recebe subvenção financeira do Departamento Central para escolas no exterior de Colônia (Zentralstelle für das Auslandsschulwesen).

Desde a sua instalação, o IFPLA vem mantendo exigências básicas para a formação de um professor que atenda devidamente àquilo que as escolas necessitam. O candidato que quiser iniciar a sua formação deve ter conhecimentos básicos em língua alemã equivalentes ao DSD I; o curso deve comportar uma carga horária suficiente para uma formação compatível com as exigências do mercado; a formação é feita em cinco anos e os estudantes devem ter dedicação máxima ao curso. Para tal são colocados pela ZfA recursos disponíveis na forma de bolsas de estudos. O bolsista assume em contrapartida o compromisso de lecionar pelos menos durante 5 anos em escolas que necessitem de professores de língua alemã.

Para que a qualidade desejada seja atingida, o Instituto coloca sob forma de seminários de extensão tantas atividades quantas sejam necessárias para se atingir esse propósito. No primeiro ano da formação, são oferecidas basicamente atividades que objetivam proporcionar aos estudantes uma sólida formação linguística. A partir do segundo ano, intensificam-se as atividades na área da didática e da metodologia, com contatos cada vez mais frequentes com o futuro campo de trabalho, as escolas. Simultaneamente complementa-se a formação com seminários de Literatura e de Landeskunde.

Para garantir o nível linguístico, o bolsista deve obter a aprovação, no quarto semestre de sua formação, no exame DSD II. No último semestre, os estudantes são submetidos ao GDS (Groβes Deutsches Sprachdiplom).

O IFPLA recebe auxílio da República Federal da Alemanha através do Bundesverwaltungsamt / Zentralstelle für das Auslandsschulwesen em forma de subsídios para a remuneração dos professores da instituição e pagamento das bolsas de estudos oferecidas aos estudantes. O auxílio também propicia o envio de um coordenador de língua alemã a Alemanha, além de cursos de aperfeiçoamento para os docentes na Alemanha.



Coordenadora para Língua Alemã: Prof. Ms Gabriele Metz-Klein
Diretor do IFPLA: Prof. Ms Darli Reneu Breunig
Contato: ifpla@institutoivoti.com.br

Faltam 77 dias