Identidade e interação em projeto do Nível 3

  • Categoria: Educação Básica
  • Data: 06/04/2018 00:00
Identidade e interação em projeto do Nível 3

Ivoti – A turma da professora Patrícia Müller, do Nível 3, está trabalhando no projeto “Todos somos diferentes” para aprender sobre a identidade. “Torna-se fundamental que as crianças sejam capazes de se conhecer e se perceberem enquanto indivíduos, para posteriormente conhecer as pessoas que as cercam, percebendo as semelhanças e diferenças entre elas”, destaca Patrícia.

Com essa ideia em mente, uma mochila está sendo usada para falar sobre cada um, sobre aquilo que se carrega na bagagem e que os constitui enquanto sujeitos. Essa mochila é levada para casa pelos alunos e, junto com os pais, um brinquedo é escolhido e colocado dentro da mochila, mas precisa ser algo com o qual o estudante se identifique. Dentro da mochila tem uma agenda, para que cada família possa registrar como foi receber a visita, quais os sentimentos que tiveram diante da proposta, como as crianças reagiram e o porque da escolha do brinquedo. Outro item que compõe a mochila é a própria história que norteia essa atividade.

Além disso, a turma vivenciou diversos momentos de interação e brincadeiras, possibilitando assim que as crianças se conhecessem e pudessem se apropriar dos espaços da escola. “Brincamos bastante, explorando o faz de conta e a imaginação. A aprendizagem precisa primeiramente passar pelo corpo, precisa ser sentida e vivida pela criança”, finalizou a professora.


 

Departamento de Comunicação Instituto Ivoti – Vanessa Pustai

Acompanhe o Instituto Ivoti

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades e informações.