Instituto Ivoti - Logo

Voltar

Cursos

No programa de educação bilíngue do Instituto Ivoti, os alunos, a partir dos três anos de idade, vivenciam as atividades em Língua Alemã e habituam-se ludicamente à sonoridade e ao uso do idioma. Aprendizagens são consolidadas com auxílio de música, canto e escuta de histórias narradas de livros de literatura infantil alemã. Jogos e atividades, tanto digitais como analógicas, são outras vivências que auxiliam os alunos na construção de seus conhecimentos. Rotinas estruturadas consolidam a aquisição e naturalizam o uso do idioma em contexto social e em situações do dia a dia.

No programa de educação bilíngue do Instituto Ivoti, os alunos, a partir dos três anos de idade, vivenciam as atividades em Língua Alemã e habituam-se ludicamente à sonoridade e ao uso do idioma. Aprendizagens são consolidadas com auxílio de música, canto e escuta de histórias narradas de livros de literatura infantil alemã. Jogos e atividades, tanto digitais como analógicas, são outras vivências que auxiliam os alunos na construção de seus conhecimentos. Rotinas estruturadas consolidam a aquisição e naturalizam o uso do idioma em contexto social e em situações do dia a dia.

Nos primeiros anos do Ensino Fundamental, os alunos continuam vivenciando e consolidando aprendizagens em ambos os idiomas. Nos dois primeiros anos, os alunos aprofundam seu letramento e sua alfabetização em Língua Portuguesa e em Língua Alemã. A partir do terceiro ano, os alunos aprofundam e aplicam seus conhecimentos linguísticos do idioma alemão mediante o desenvolvimento de projetos, relacionados a conteúdos específicos, como ciências da natureza, arte ou matemática.


Der Bilinguale Zweig im Instituto Ivoti beginnt bereits im Kindergarten ab dem dritten Lebensjahr. Dort gewöhnen sich die Kinder spielerisch an den Klang und Gebrauch der deutschen Sprache. Erste Kenntnisse werden mit Hilfe von Musik und Gesang, dem Vorlesen von deutschsprachigen Kinderbüchern, durch Spiele, sowie digitale und analoge Aktivitäten erworben. Rituale und Strukturen festigen das Erworbene und betten den Sprachgebrauch in soziale Kontexte und Alltagssituationen ein.

Mittels einer Schwerpunktsetzung auf Projektorientierung wird die deutsche Kultur beleuchtet und Gemeinsamkeiten und Differenzen herausgearbeitet. Gleichzeitig wird auf diese Weise der Wortschatz in den entsprechenden Themenbereichen erweitert.

Die Bilinguale Erziehung setzt sich in den ersten Schuljahren weiter fort und die Schülerinnen und Schüler bauen auf ihren ersten Sprachkenntnissen auf. Es folgt eine Vertiefung der Alphabetisierung in Deutsch und Portugiesisch. Ab der dritten Klasse vertiefen und erweitern die Schülerinnen und Schüler ihre Sprachkenntnisse durch Projekte, die mit Fächern, wie Naturwissenschaft, Kunst oder Mathematik, verbunden sind.