Sobre o Curso

Curso de Especialização em Gestão Escolar - Exclusivo para profissionais da Rede Sinodal de Educação

O Curso foi organizado em parceria entre a Faculdade Instituto Ivoti e a Sociedade Educacional Três de Maio - Setrem

 

Modalidade:

Presencial com 40% da carga horária online

Objetivo:

O curso de Gestão Escolar em nível de pós-graduação lato-sensu objetiva a qualificação profissional e atualização de conhecimentos para os profissionais da Rede Sinodal de Educação, fundamentados nos ideais de emancipação humana e gestão participativa.

Público de interesse:

Professores que atuam em instituições da Rede Sinodal de Educação, integrantes de equipes diretivas, pedagógicas e demais profissionais interessados em aprofundar os estudos na área da Gestão Escolar.

Período de realização do curso:

Janeiro de 2024 a novembro de 2025
Curso presencial com 40% de aulas online

Dias e horários das aulas síncronas*:

Sexta-feira de noite - 19h às 22h30min
Sábado: 8h às 12h

 

* Para as aulas síncronas será utilizado o Google Meet.

 

Aulas presenciais:

Para as aulas presenciais, o grupo estará dividido em duas turmas - Turma no RS e Turma na Região Setentrional. A definição do local das aulas na Região Setentrional ocorrerá após a finalização das inscrições.

1ª Etapa presencial RS: 30 e 31 de janeiro, 01 e 02 de fevereiro de 2024
1ª Etapa presencial Região Setentrional: 23, 24, 25 e 26 de janeiro de 2024
2ª Etapa presencial RS: 26 e 27 de abril de 2024
2ª Etapa presencial Região Setentrional: 19 e 20 de abril de 2024
3ª Etapa presencial RS: 16, 17, 18 e 19 de julho de 2024
3ª Etapa presencial Região Setentrional: 23, 24, 25 e 26 de julho de 2024
4ª Etapa presencial Região Setentrional: 22, 23, 24 e 25 de janeiro de 2025
4ª Etapa presencial RS: 28, 29, 30 e 31 de janeiro de 2025
5ª Etapa presencial Região Setentrional: 16, 17, 18 e 19 de julho de 2025
5ª Etapa presencial RS: 23, 24, 25 e 26 de julho de 2025

  • Visão Sistêmica e Estratégica da Gestão Exponencial na RSE 
  • História da Confessionalidade Luterana e Organização das Instituições da Rede Sinodal
  • Legislação e Política Educacional 
  • Ética e Educação
  • Inovação: Tecnologias e Inteligência Artificial
  • Práticas Investigativas: Aprendizagem Baseada em Problemas
  • Planejamento Estratégico / PDI
  • BNCC na Dimensão Curricular na Instituição
  • Gestão dos Processos Educativos pela Equipe Pedagógica
  • Documentação Pedagógica da Instituição
  • Avaliação Institucional: Indicadores de Desempenho e Gestão de Resultados
  • Acompanhamento Pedagógico e o Papel do Gestor
  • Desenvolvimento Profissional dos Colaboradores da Instituição: Lifelong learning
  • Gestão de Sistemas de Informação e Comunicação
  • Gestão de Equipes na Escola: o feedback para promover desenvolvimento de competências
  • Gestão Estratégica Financeira
  • Marketing
  • Gestão de Mudanças e de Crise
  • Gestão do tempo, considerando os níveis de atuação para resolução, prevenção e proposição de ações
  • Identidade do Gestor Escolar
  • Competências interpessoais e comunicativas
  • Liderança na gestão de pessoas
  • Mediação de conflitos
  • Escrita acadêmica
     
  • Me. Marcelo Blume - Fahor
  • Dra. Marguit Carmem Goldmeyer - Faculdade Instituto Ivoti
  • Dra. Raquel Dilly Konrath - Faculdade Instituto Ivoti
  • Me. Jorge Augusto Feldens - Faculdade Instituto Ivoti
  • Dra. Renata Roos - Faculdade IENH
  • Dra. Rosângela Markmann Messa - Colégio Pastor Dohms
  • Dra. Renati Fronza Chitolina - Rede Sinodal de Educação
  • Esp. Jonas Rückert - Rede Sinodal de Educação
  • Dr. Valério Schaper - Faculdades EST
  • Dr. Martin Dreher - emérito da Unisinos
  • Me. Fabiano Christian Pucci do Nascimento - FAE Centro Universitário - Curitiba
  • Dr. Luciano Sathler - Conselho Deliberativo do CNPq

 

De 04/9/2023 a 20/10/2023


Taxa de inscrição:
R$50,00

Início das aulas:
Janeiro de 2024

Duração do curso:
4 semestres

Carga Horária:
360 h

Investimento:
24 parcelas fixas de R$ 500,00


Local das aulas:
A primeira etapa das aulas presenciais, na Turma RS, será no Instituto Ivoti
A primeira etapa das aulas presenciais, na Turma SC, ainda não está definida


Aulas online síncronas pela plataforma do Google Meet


Instituto Ivoti
Rua Pastor Ernesto Schlieper, 200
Bairro Sete de Setembro. Ivoti/RS
Telefone: (51) 3563-8600


Documentação necessária:
Cópia do diploma de graduação e do histórico de conclusão do curso de graduação, CPF, RG, Certidão de Nascimento/Casamento

Infraestrutura

Campus

Com 60.000 metros quadrados de área total e 15.000 metros quadrados construídos, o campus do Instituto Ivoti contempla estrutura física que atende crianças a partir dos 4 meses até o Ensino Superior, com ampla área arborizada e espaços para convivência.

Biblioteca

A biblioteca existe desde 1909. Foi oficializada em 04/01/1954 e registrada com o nome de Biblioteca Machado de Assis no Instituto Nacional do Livro - MEC em 20/05/1976, procurando homenagear através do nome, um dos mais reconhecidos escritores brasileiros. A biblioteca, que possuí uma área total de 599,30 m2, está localizada no segundo piso do Prédio G do Instituto Ivoti, inaugurado em outubro de 2004.

Possui uma estrutura moderna, confortável e bem equipada, estando sempre disponível aos seus alunos, professores, funcionários, assim como para a comunidade externa. Comentários ou sugestões, escreva para biblioteca@institutoivoti.com.br.

Auditório

Reuniões com pais, palestras, aulas de teatro, ensaios de grupos, orquestras musicais e espetáculos diversos fazem parte da rotina do auditório do Instituto Ivoti. Com capacidade para 350 pessoas, este ambiente também recebe eventos do município de Ivoti e região.

Laboratório de Ciências

O Instituto Ivoti dispõe de um laboratório de Ciências da Natureza, que é uma sala especial para a realização de experiências e pesquisas científicas, onde os estudantes podem fazer o uso de materiais próprios e dos equipamentos existentes para os estudos de Biologia, Física e Química. 

O Laboratório de Ciências da Natureza, é um ambiente que permite o desenvolvimento de atividades teórico-práticas, que instiga os estudantes a:

  • Conhecer diferentes maneiras de obter informações, levantando, selecionando e confirmando hipóteses, através de experimentos e observações;

  • Desenvolver o espírito investigativo, conhecer e utilizar no cotidiano conhecimentos de Biologia, Física e Química;

  • Articular conhecimentos das Ciências da Natureza com o conhecimento de outras áreas do saber;

  • Trabalhar em grupo e desenvolver a capacidade de liderança focada em resultado concreto;

  • Avaliar situações-problema, através de metodologias científicas.

Laboratórios de Informática

O Instituto Ivoti conta com 3 laboratórios de informática que são utilizados por todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil, até o Ensino Superior. Além do sistema operacional Windows, os computadores possuem o sistema operacional Ubuntu para a familiarização com uma distribuição Linux.

O Instituto Ivoti também possui um laboratório móvel de Chromebooks, que permite o uso dos recursos tecnológicos na sala de aula.

Acesse aqui o Regimento Interno dos Laboratórios de Informática.

Refeitório

O Instituto Ivoti oferece aos alunos, pais e comunidade escolar um refeitório nas dependências do campus.

A instituição preza por uma alimentação saudável e dá preferência sempre que possível por alimentos sem agrotóxicos, gordura hidrogenada, corantes e conservantes.

Parceiros

Acompanhe o Instituto Ivoti

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades e informações.