Sobre o Curso

Objetivo:
Promover a aquisição, desenvolvimento e consolidação de expertises na área da gestão pedagógica, considerando referenciais das neurociências e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Processo seletivo para ingresso:
O curso será oferecido exclusivamente aos portadores de título de graduação.

Público de interesse:
Professores de Educação Básica, integrantes de equipes pedagógicas e demais profissionais interessados em aprofundar os estudos na área da Gestão Pedagógica.

Período de realização do curso:
agosto de 2020 a julho de 2022

Dias e horários das aulas:
Sexta-feira de noite – 19h às 22h30min
Sábado: 8h às 12h
Duração: 4 semestres
Um a dois encontros mensais

A) Módulo I: Compreender os Princípios e Concepções da Educação no atual contexto – 120h

  • Neurociências: contribuição para a educação integral - 10h (5h presenciais e 5h online) Dra. Fernanda Antoniollo
  • Bases neurobiológicas da aprendizagem - 15h (10 presencial e 5h online) Dra. Ana Lúcia Cecconello
  • Cérebro, emoção e comportamento - 15h (10h presenciais e 5h online) Dra. Fernanda Antoniollo
  • O desenvolvimento de habilidades socioemocionais - 15h (10 presenciais e 5 online) Dra. Bianca Stock
  • Interação e afetividade na infância e na adolescência - 15h (10h presenciais e 5h online) Ma. Alessandra Niederauer
  • Inovação e criatividade: princípios da ação pedagógica 15h (10 presenciais e 5 online) Dr. Augusto Teixeira Niche
  • O aprendiz da pós-modernidade: múltiplas culturas infantis e juvenis - 10h - Dra. Raquel Dilly Konrath e Dr. Giovani Meinhardt
  • A diversidade e as diferenças como princípios da educação inclusiva na prática - 10h Dra. Ailim Schwambach e Ma. Sinara da Silva Emmel
  • A pesquisa como prática da gestão pedagógica 10h- Dra. Marguit Goldmeyer
  • Seminário integrador: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)- 5h (presenciais) Dra. Marguit Goldmeyer

Módulo II: Concepções e princípios da gestão pedagógica - 55h

  • Identidade do/a gestor/a pedagógico: professor/a e formador/a – 10h (presenciais) Ma. Doris Gerber
  • O diálogo como postura da gestão pedagógica – 10h (10h presenciais) Dr. Ernani Müggi
  • As diferentes dimensões da gestão pedagógica (CHAVE)- 10h (presenciais) - Dra. Marguit Goldmeyer
  • Relações interpessoais na escola e mediação de conflitos – 10h (10h presenciais) Dra. Kátia Biehl
  • A pesquisa como prática da gestão pedagógica 10h- Dra. Marguit Goldmeyer
  • Seminário integrador: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)- 5h (presenciais) Dra. Marguit Goldmeyer

Módulo III: Gestão pedagógica: da função para a ação – 110h

  • Cenário e políticas educacionais: desafios e possibilidades– 10h (presenciais) Me. Marcelo Froelich
  • A gestão pedagógica e a organização do currículo: teoria e prática - 10h (presenciais) Dra. Raquel Dilly Konrath
  • Gestão pedagógica e a formação continuada 10h (presenciais) Ma. Bárbara Mengue
  • A gestão pedagógica e o compromisso com a aprendizagem 10h (presenciais) Dra. Rosângela Markmann Messa
  • Níveis de atuação da coordenação pedagógica e a gestão do tempo - 10h (presenciais) - Dra. Raquel Dilly Konrath
  • Avaliação institucional: indicadores de qualidade- 10h (presenciais) Dra. Delci Klein
  • Escrita acadêmica: elaboração do artigo 10h Profa. Marguit Goldmaeyer
  • Documentação pedagógica: planejamento e avaliação: 10h (presenciais) Me. Merlinde Kohl
  • Escola e família: a importância do diálogo 10h (presenciais) Dra. Bianca Stock
  • Projeto Político Pedagógico: do texto ao contexto: 10h Raquel Dilly Konrath
  • Portfólio como instrumento de avaliação ativa e reflexiva da gestão - 10h (presenciais) Dra. Marguit Goldmeyer
  • A pesquisa como prática da gestão pedagógica 5h ( presenciais) Dra. Marguit Goldmeyer
  • Seminário integrador: Aprendizagem Baseada em Problemas (AB- 5h (presenciais) Dra. Marguit Goldmeyer

Módulo IV- Ser gestor/a pedagógico – 45h

  • Gestão de pessoas : 10h (presenciais) Dra. Raquel Dilly Konrath
  • Os princípios éticos na educação: entre a teoria e a prática - 10h (10h presenciais) Dr. Giovani Meinhardt e Ma. Vera Kern Hoffmann
  • A importância da cultura digital como aporte pedagógico – 15h (10h presenciais e 5h online) Ma. Angela Musskopf
  • A pesquisa como prática da gestão pedagógica 5h (presenciais) Dra. Marguit Goldmeyer
  • Seminário integrador: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)- 5h (presenciais) Dra. Marguit Goldmeyer

B) Plano de elaboração de monografia em forma de artigo 30 (trinta) horas, a ser desenvolvido pelo estudante e sob a orientação de um professor do curso (presencial e online).

  • Dra. Ailim Schwambach - Doutorado em Institute of Education pela University of London, Inglaterra
  • Esp. Alessandra Strauss Niederauer - Especialização em Neuropsicologia (UFRGS)
  • Dra. Ana Lúcia Cecconello - Doutorado em Ciências Biológicas/Neurociências (UFRGS)
  • Ma. Ângela Musskopf - Mestrado Profissional em Letras (FEEVALE/NH)
  • Dr. Augusto Niche Teixeira - Doutorado em Educação (PUC / RS)
  • Ma. Bianca Sordi Stock - Mestrado em Psicologia Social e Institucional (UFRGS)
  • Dra. Delci Heinle Klein - Doutorado em Educação (UFRGS)
  • Dr. Ernani Mugge - Doutorado em Literatura Brasileira (UFRGS)
  • Dra. Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho - Doutorado em Educação (PUC/RS)
  • Me. Giovani Meinhardt - Mestrado em Filosofia (UNISINOS/SL)
  • Dra. Kátia Biehl - Doutorado em Psicologia (PUC/RS)
  • Me. Marcelo Augusto Frölich - Mestrado em Educação (PUC/RS)
  • Dra. Marguit Carmem Goldmeyer - Doutorado em Teologia (EST/SL)
  • Esp. Merlinde Piening Kohl - Especialização em Aspectos Culturais e Didáticos Metodológicos Alemã (UNISINOS/SL)
  • Dra Raquel Dilly Konrath - Doutorado em Processos e Manifestações Culturais (FEEVALE/NH)
  • Dra. Rosângela Markmann Messa - Doutorado em Linguística Aplicada (UNISINOS/SL)
  • Ma. Vera Kern Hoffmann - Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA/RS)
  • Obs: Sujeito a alterações.

Taxa de inscrição:
R$ 50,00

Carga horária:
360h (20% online)

Investimento:
24 parcelas fixas de R$ 400,00

Descontos:
1) 15% Profissionais do Instituto Ivoti e Colégio Sinodal do Salvador
2) 10% Egressos da Graduação e Pós-graduação do Instituto Superior de Educação Ivoti
3) 10% Profissionais da Rede Sinodal de Educação
4) Consulte descontos especiais para grupo de professores de uma mesma organização matriculados no mesmo curso. As modalidades de desconto mencionadas nos itens 1, 2 e 3 não são cumulativas, prevalecendo sempre aquele desconto em que o estudante obtenha o maior benefício.

Local das aulas:
Instituto Ivoti
Endereço:
Rua Pastor Ernesto Schlieper, 200
Bairro: Sete de Setembro - Ivoti
Telefone: (51) 3563-8600

Documentação necessária:
Cópia do diploma de graduação e do histórico de conclusão de curso de graduação, CPF, RG, Certidão de Nascimento/Casamento e Curriculum Vitae.

O Instituto Superior de Educação Ivoti se reserva o direito de cancelar o curso, caso não atinja um número mínimo de candidatos.

Infraestrutura

Campus

Com 60.000 metros quadrados de área total e 15.000 metros quadrados construídos, o campus do Instituto Ivoti contempla estrutura física que atende crianças a partir dos 4 meses até o Ensino Superior, com ampla área arborizada e espaços para convivência.

Biblioteca

A biblioteca existe desde 1909. Foi oficializada em 04/01/1954 e registrada com o nome de Biblioteca Machado de Assis no Instituto Nacional do Livro - MEC em 20/05/1976, procurando homenagear através do nome, um dos mais reconhecidos escritores brasileiros. A biblioteca, que possuí uma área total de 599,30 m2, está localizada no segundo piso do Prédio G do Instituto Ivoti, inaugurado em outubro de 2004.

Possui uma estrutura moderna, confortável e bem equipada, estando sempre disponível aos seus alunos, professores, funcionários, assim como para a comunidade externa. Comentários ou sugestões, escreva para biblioteca@institutoivoti.com.br.

Auditório

Reuniões com pais, palestras, aulas de teatro, ensaios de grupos, orquestras musicais e espetáculos diversos fazem parte da rotina do auditório do Instituto Ivoti. Com capacidade para 350 pessoas, este ambiente também recebe eventos do município de Ivoti e região.

Laboratório de Ciências

O Instituto Ivoti dispõe de um laboratório de Ciências da Natureza, que é uma sala especial para a realização de experiências e pesquisas científicas, onde os estudantes podem fazer o uso de materiais próprios e dos equipamentos existentes para os estudos de Biologia, Física e Química. 

O Laboratório de Ciências da Natureza, é um ambiente que permite o desenvolvimento de atividades teórico-práticas, que instiga os estudantes a:

  • Conhecer diferentes maneiras de obter informações, levantando, selecionando e confirmando hipóteses, através de experimentos e observações;

  • Desenvolver o espírito investigativo, conhecer e utilizar no cotidiano conhecimentos de Biologia, Física e Química;

  • Articular conhecimentos das Ciências da Natureza com o conhecimento de outras áreas do saber;

  • Trabalhar em grupo e desenvolver a capacidade de liderança focada em resultado concreto;

  • Avaliar situações-problema, através de metodologias científicas.

Laboratórios de Informática

O Instituto Ivoti conta com 3 laboratórios de informática que são utilizados por todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil, até o Ensino Superior. Além do sistema operacional Windows, os computadores possuem o sistema operacional Ubuntu para a familiarização com uma distribuição Linux.

O Instituto Ivoti também possui um laboratório móvel de Chromebooks, que permite o uso dos recursos tecnológicos na sala de aula.

Acesse aqui o Regimento Interno dos Laboratórios de Informática.

Refeitório

O Instituto Ivoti oferece aos alunos, pais e comunidade escolar um refeitório nas dependências do campus.

A instituição preza por uma alimentação saudável e dá preferência sempre que possível por alimentos sem agrotóxicos, gordura hidrogenada, corantes e conservantes.

Parceiros

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