Turma aprende que a arte é muito mais que desenho, escultura ou pintura

  • Categoria: Educação Básica
  • Data: 13/06/2017 00:00
Turma aprende que a arte é muito mais que desenho, escultura ou pintura

Ivoti – A turma do 3° ano B do Ensino Fundamental está estudando sobre si, seu quarto, sua casa e com isso, também a própria família. Partindo desse estudo, os alunos receberam do professor Rogert Bauermann como tarefa trazer para a aula de segunda-feira, 12, uma foto da família. Essa foto foi escaneada e disponibilizada digitalmente na aula de informática com a professora Josiane Troleiz Ferri.

Rogert apresentou à turma o trabalho do artista norte-americano Andy Warhol, um artista do movimento artístico Pop Art, da década de 1950 na Inglaterra e 1960 nos Estados Unidos. É um movimento que se propunha a admitir a crise de arte do século XX, pretendendo demonstrar com suas obras a massificação da cultura popular capitalista. É o uso da cultura popular na arte. Nesta proposta, os alunos conheceram algumas obras do artista Andy Warhol, começando a perceber justamente esta pegada popular, uma vez que começaram a reconhecer as figuras que usava: Merilyn Monroe, Elvis Presley, Garrafas de Coca Cola, Enlatados Campbell, e foram levados a perceber a repetição que ocorria e a mudança de cores em cada imagem e que essas mudanças poderiam ser feitas por eles de forma digital.

Para entender melhor como isso funciona, cada aluno começou o processo de intervenções gráficas e composição, repetida ou não, da foto da sua família. Na informática, conheceram ferramentas básicas de edição, podendo aplicar filtros nas fotos, assim como mudanças de tons e cores, fazendo suas composições inspiradas no trabalho de Andy Warhol.

“Este trabalho busca poder andar pelos campos das artes, percebendo que a arte não é só desenho, pintura e escultura, enriquecendo o repertório de possibilidades aos alunos na contextualização e relação com os estudos e conhecimentos de sala de aula”, firmou o professor, que acredita na importância de que os alunos possam experimentar e vivenciar para criar as próprias hipóteses e ações sobre o estudo. Quando o trabalho ficar pronto a turma pensa em fazer uma exposição na escola e também desenvolver uma revista.

 

 

Departamento de Comunicação Instituto Ivoti – Vanessa Pustai

Acompanhe o Instituto Ivoti

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades e informações.