Alunos do Instituto Ivoti participam da etapa nacional de debate em alemão

  • Categoria: Educação Básica
  • Data: 06/07/2017 00:00
Alunos do Instituto Ivoti participam da etapa nacional de debate em alemão

Ivoti/Joinville – Debater: ao procurarmos no dicionário o significado para essa palavra, encontramos “expor razões em defesa de uma opinião ou contra um argumento, decisão, ordem etc.; questionar”. Esse foi o desafio dos alunos Daniel Hoffmann, 17 anos, e Roberta Barth, 16, alunos do 3° ano do Ensino Médio e alunos do Núcleo de Aprendizado do Idioma (NAI) no Instituto Ivoti. Os dois participaram nos dias 22 e 23 de junho, acompanhados da professora Adriana Stephani, da etapa nacional do Jugend debattiert (“Jovens debatem”), um concurso de debates em língua alemã. O concurso foi sediado pelo colégio Bom Jesus, em Joinville/SC.

O concurso nasceu na Alemanha no ano de 2001 e, desde então, tem se expandido cada vez mais e envolvido cada vez mais alunos em vários países. Pelo terceiro ano, a edição brasileira do concurso foi razão do encontro de 28 jovens estudantes da língua alemã. O nível da competição é muito alto, já que são discutidos em alemão temas como “Soll industrielle Massentierhaltung verboten werden?” e “Soll die Benutzung von Bussen und Bahnen im Öffentlichen Personennahverkehr kostenlos sein?” Para cada debate dois alunos assumem a posição Pro (a favor da medida) e dois Contra (contra a medida). Fazem parte do debate ainda três jurados e um controlador de tempo.

O maior desafio é, além de debater em uma língua estrangeira, encontrar argumentos que sustentem o seu posicionamento. Vale lembrar que os alunos não podem escolher se debaterão a favor ou contra e, portanto, por vezes devem falar com propriedade sobre o assunto, mesmo que a opinião pessoal seja contrária. A preparação se deu na sala de aula junto aos demais colegas até que fossem escolhidos os dois participantes. Após, a professora Adriana passou então a acompanhar a preparação dos dois alunos que, cerca de uma semana antes do concurso, receberam quatro temas para estudarem. A preparação envolveu pesquisa e debates.

Daniel e Roberta participaram em dois debates e contam que, apesar de estarem muito nervosos, foi divertido debater com alunos de todo o Brasil e encontrar outros estudantes que, mesmo com tantas diferenças, têm em comum o estudo em nível elevado da língua alemã. Eles afirmam também que, os aprendizados tanto na preparação quanto no debate foram muito especiais. “Muitas amizades nasceram no Jugend debattiert, pois podíamos ser oponentes, mas nunca inimigos”, relataram.

Ao retornarem para Ivoti, os alunos trouxeram na mala muitas vivências e aprendizados que, com certeza, levarão para toda vida. “Essa é Uma daquelas oportunidades únicas que me faz ter certeza de que o alemão foi uma ótima escolha,” destaca Daniel Hoffmann. “Debater em português já é difícil; então, quando voltei para casa e percebi que tínhamos feito isso em alemão, fiquei muito orgulhosa dos dois”, comentou Roberta Barth.


 

Departamento de Comunicação Instituto Ivoti – Vanessa Pustai 

Acompanhe o Instituto Ivoti

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades e informações.