Acadêmica realiza seu estágio obrigatório na Educação Básica da instituição

  • Categoria: Ensino Superior
  • Data: 18/11/2019 00:00
Acadêmica realiza seu estágio obrigatório na Educação Básica da instituição

Ivoti - A Acadêmica do Curso Superior de Língua Portuguesa, Juliana Moro da Silva, está realizando seu estágio de Língua Portuguesa e Literatura com o 2º ano do Curso Normal em Nível Médio. Entre as atividades organizadas com a turma, está o estudo do gênero textual crítica, o movimento Naturalismo e a obra "O cortiço", de Aluísio Azevedo, romance que difunde as teses naturalistas, que explicam o comportamento dos personagens com base na influência do meio, da raça e do momento histórico

Os conteúdos trabalhados foram definidos pela professora titular Débora Bender. Para tornar o estudo atraente, estabelecer relações com a realidade e engajar a turma para um aprendizado significativo, as propostas desenvolvidas em sala de aula tiveram como base as metodologias ativas e o uso de tecnologias.

Considerando que o Naturalismo centrava-se em temas voltados aos problemas sociais e tinha como característica o desejo de reformar a sociedade, a partir dos estudos sobre os problemas da época, a turma criou um perfil no Instagram (@n2_um.protesto.social), onde os estudantes postam montagens de fotos, por eles mesmos fotografadas, juntamente com um pequeno comentário reflexivo ou poema, inspiradas no perfil do artista turco U?ur Gallenku? (@ugurgallen).

As montagens feitas pelos alunos, assim como as montagens do artista turco, mostram contrastes da realidade e desejam provocar reflexões e mudanças nas atitudes das pessoas. Para cada aula, um trio ou dupla organiza a postagem e apresenta, no início da aula, para a turma.

A leitura e análise da obra "O cortiço", juntamente com o estudo do gênero textual crítica, resultou em escritas de críticas acerca da obra. Os textos foram digitados no padlet.com, transformados em QRCodes e expostos pela instituição, com o intuito de convidar quem circula pelo campus a realizar a leitura dessa obra naturalista que foi publicada em 1890, mas que possui relação com a atualidade.

 

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