Acadêmicas do Ensino Superior se preparam para as provas finais e visitam Berlim

  • Categoria: Ensino Superior
  • Data: 07/07/2022 19:00
Acadêmicas do Ensino Superior se preparam para as provas finais e visitam Berlim

Ivoti/Göttingen - Alana Petry, Eduarda Dhein e Janaina Klein, acadêmicas do Curso de Letras Português e Alemão do Instituto Ivoti estão vivenciando o momento de provas finais na Alemanha. Elas embarcaram em março para passar um semestre na Universidade de Göttingen e devem retornar em agosto.

As intercambistas visitaram Berlim há algumas semanas e enviaram seus depoimentos sobre suas experiências. Elas conheceram alguns locais históricos e aproveitaram a oportunidade para conhecer mais da cultura alemã.

Alana Petry - Estamos nos aproximando do final de um semestre cheio de aprendizagens, tanto conhecimento acadêmico adquirido nas disciplinas que frequentamos aqui na Universität Georg August Göttingen, quanto nas viagens que estamos fazendo aos finais de semana por esse país tão lindo e cheio de história. Já foram mais de 15 cidades visitadas e muitos são os planos para aproveitar ao máximo até o dia da nossa volta.

Eduarda Dhein - Conhecer a história dos pontos turísticos de Berlim, além de entender sobre como funciona o Parlamento é de suma importância, não somente  para minha formação como professora de língua alemã, como também para minha formação pessoal. Além disso, não posso deixar de mencionar todas as demais cidades que estamos podendo conhecer aqui na Alemanha, e além dos lugares e a história deles também.

Janaina Klein - Berlim me surpreendeu em vários aspectos. Primeiro, por ser uma cidade grande, seu transporte público é muito bem organizado. É fácil de se locomover pela cidade e de chegar até os pontos turísticos, os quais estão muito bem indicados ao longo do caminho. Segundo, porque em muitos momentos do nosso passeio pude reconhecer pontos e lugares, dos quais falamos na aula de História e Cultura da Alemanha com o professor Darli Breunig, como por exemplo o Checkpoint Charlie - ponto de controle militar entre o leste e oeste da Alemanha durante a sua divisão. Visitamos também a Cúpula do Parlamento Alemão, o Reichstag, e lá recebemos um áudio-guia para acompanharmos a história da capital alemã durante a subida. Preciso dizer que a vista de cima é de tirar o fôlego! Além disso, ter conhecido o Muro de Berlim de perto e poder encostar nele, apesar do mesmo ter sido uma parte triste da história, foi um tanto quanto marcante. Por fim, Berlim é uma cidade em que se vê e se respira história por todos os lados, e ter tido a oportunidade de estar lá é emocionante!

O intercâmbio é realizado pela Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD) uma organização alemã que promove intercâmbio acadêmico para estrangeiros e as alunas receberam auxílio com passagem, curso e moradia. Em setembro mais três acadêmicos irão vivenciar essa experiência no país, Brenda Rasch, Beatris Weirich e Henrique Milla.

Acompanhe o Instituto Ivoti

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades e informações.