Acadêmicos de Música do Instituto Ivoti viajam para Festival Espanhol

  • Categoria: Ensino Superior
  • Data: 30/09/2019 00:00
Acadêmicos de Música do Instituto Ivoti viajam para Festival Espanhol

Ivoti - Murilo da Silva, Sabrina Santos, Tailor de Lima, Luis Gustavo Dallastra e William de Souza, acadêmicos de Música do Ensino Superior, participaram do Festival Folklórico de los Pueblos del mundo de Extremadura, que reuniu representantes de 9 países. O evento ocorreu na Espanha entre os dias 1º e 15 de agosto e foi organizado pela Federación Extremeña de Folklore.

O convite veio do Balé Folclórico Origens, de Sapiranga. “Formamos o grupo para participar do festival, pois um dos pré-requisitos era de que o grupo de dança tivesse música ao vivo na apresentação”, esclareceu Sabrina. Com o grupo musical formado, eles ensaiaram o repertório de músicas que o Balé apresentou: samba, frevo, carimbó, maculelê, parintins e danças gaúchas.

Foram cerca de 10 apresentações, sempre em uma cidade diferente da Espanha e também passando por Portel e Elvas e fazendo turismo em Lisboa, Portugal. “A experiência de integrar um grupo de dança como músico é diferente de fazer parte de uma orquestra. Precisamos ser muito fiéis a interpretação das composições, pois é o ritmo que o grupo está acostumado a dançar”, ressaltou Tailor.

Além de compartilhar a cultura brasileira através da dança e da música, o grupo considerou a interação entre as diferentes nacionalidades muito importante. Em um dos dias foi organizado um momento gastronômico e cada país apresentou uma comida típica.

No último dia do festival, uma iniciativa entre os representantes que ainda permaneciam foi a composição de uma música em conjunto. Argentinos, brasileiros e mexicanos trouxeram características culturais nas estrofes criadas.

Pessoas receptivas, novas culturas e trocas únicas de vivências foram só alguns dos destaques dessa baita experiência vivida pelos alunos do Ensino Superior do Instituto Ivoti na Espanha. 

 

Acompanhe o Instituto Ivoti

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades e informações.