Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Ivoti: Preparando Líderes para o Setor Agropecuário

  • Categoria: Educação Básica
  • Data: 05/04/2024 11:30
Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Ivoti: Preparando Líderes para o Setor Agropecuário

No dia 3 de abril, um marco histórico para a educação local foi registrado em Ivoti. Nessa data, ocorreu a solenidade de lançamento e o início das aulas do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Ivoti. Quinze estudantes matriculados no curso terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos relacionados à agricultura e à pecuária. 

Este curso é inédito na cidade e está aberto a estudantes que estejam cursando qualquer ano do Ensino Médio, bem como àqueles que já concluíram essa etapa de ensino. O curso terá uma duração total de três anos (6 semestres), com as aulas realizadas no período da tarde.

Os 15 alunos matriculados possuem bolsas de até 100% concedidas pela Prefeitura de Ivoti, Prefeitura de Lindolfo Collor, Prefeitura de São José do Hortêncio e Sicredi Pioneira. 

A intenção de preparar e qualificar os estudantes para atuarem no setor agropecuário surgiu durante reuniões do projeto Ivoti 100, que tem como objetivo pensar o futuro do município nos próximos 100 anos. “A ideia inicial foi bastante provocativa, mas o que nos trouxe confiança foi o fato de que essa proposta se originou de um diagnóstico realizado junto às comunidades locais. Além disso, houve grande disponibilidade das pessoas em compor um grupo de trabalho qualificado para estruturar o curso. A Secretaria de Educação, Agricultura, Desenvolvimento, os setores jurídicos e a Emater foram parceiros fundamentais na identificação das possibilidades de parceria com produtores e agroindústrias, bem como nas demandas específicas da nossa região”, explicou o diretor do Instituto  Ivoti, Junior Tiago Ben.

Na solene ocasião, a Professora Patricia Regina Fries foi oficialmente apresentada como Coordenadora do Curso Técnico em Agropecuária no Instituto Ivoti. Com uma década de dedicação à instituição, a Professora Fries, também coordenadora do programa Herbário Vivo, abraçou mais este desafio com entusiasmo e comprometimento. Durante a cerimônia, a coordenadora recebeu calorosas boas-vindas e sinceros votos de sucesso de todos os presentes. Sua experiência e paixão pela educação certamente contribuirão para o crescimento e excelência do curso. Que sua gestão seja marcada por conquistas e realizações em prol dos estudantes e da comunidade acadêmica! 

Além disso, a primeira turma do Curso Técnico em Agropecuária também foi apresentada aos presentes. Com expectativas elevadas e entusiasmo palpável, esses estudantes pioneiros têm a honra de inaugurar essa nova etapa do curso. A comunidade acadêmica saudou os alunos com aplausos calorosos e votos de sucesso em sua jornada educacional. 

A aula inaugural contou com a palestra do Agrônomo Felipe Pereira Dias, da EMATER Ivoti, um dos responsáveis pela elaboração do currículo do curso. Sua expertise e visão enriqueceram o evento, proporcionando insights valiosos aos estudantes.

O Instituto Ivoti expressa profunda gratidão pelo apoio e pela presença de todos os envolvidos neste significativo evento. A colaboração e o engajamento de cada participante foram essenciais para o sucesso deste momento. Juntos, estamos construindo um futuro promissor para nossa região.

Acompanhe o Instituto Ivoti

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades e informações.