Identidade e presença docente: acadêmicos da Faculdade Instituto Ivoti revelam manifestos autorais no encerramento da disciplina
- Categoria: Ensino Superior
- Data: 05/12/2025 18:15
No dia 29/11, acadêmicos da disciplina Profissão Docente e Identidade Profissional, ministrada pela Profa. Dra. Katlen Grando e pela Profa. Dra. Marguit Goldmeyer, participaram do momento de apresentação dos Manifestos Docentes, atividade que marcou o fechamento da unidade curricular.
A proposta desafiou os grupos a criarem um manifesto autoral que expressasse a identidade do profissional docente que desejam construir: reflexivo, empático, estudioso e pesquisador. Diferente de um texto panfletário ou político-partidário, o manifesto foi pensado como um exercício ético e formativo, inspirado pela pergunta central:
“Que professor eu escolho ser, sabendo o que o mundo me pede e o que eu descubro em mim?”

Ao longo do semestre, a turma dialogou sobre temas essenciais da prática educativa, e esse processo resultou em produções que se destacaram pela profundidade e pela delicadeza. Os manifestos trouxeram “uma palavra, uma voz que se manifesta sem gritar, sem agredir”, apoiada em estudos, escuta ativa e reflexões pessoais e coletivas. Segundo as professoras, o resultado foi riquíssimo, revelando presenças, travessias e diferentes formas de olhar para o ato de ensinar.
A atividade proporcionou aos acadêmicos um espaço de expressão sensível e fundamentada, reafirmando o compromisso com uma formação docente que integra pensamento crítico, responsabilidade social e consciência profissional.
O momento representou uma oportunidade significativa de amadurecimento e troca, fortalecendo o percurso formativo dos futuros professores e contribuindo para a construção de uma prática docente mais consciente, humana e presente.