“Inventário Brincante" resgata memórias e brincadeiras de outras gerações em prática pedagógica no Ensino Médio
- Categoria: Educação Básica
- Data: 23/04/2025 14:00

Durante o mês de abril, estudantes dos itinerários de Raciocínio Humano e Sustentabilidade, Comunicação e Humanidades e Formação Docente participaram de uma atividade especial no componente curricular de Projeto de Vida, sob orientação do professor Paulo Daniel Spolier. A prática, intitulada "Inventário Brincante", teve como objetivo promover uma reflexão sobre as formas de brincar antes da era dos smartphones, valorizando memórias afetivas e culturais de diferentes gerações.
Na primeira etapa do projeto, os alunos e alunas foram convidados a revisitar suas próprias infâncias, resgatando lembranças de brinquedos e brincadeiras que marcaram seus primeiros anos de vida. Cada estudante produziu um cartaz ilustrativo com essas memórias, que posteriormente compuseram um varal coletivo, exibindo a diversidade das experiências vividas.
A segunda parte da atividade envolveu entrevistas com pais, avós e adultos de referência. Os adolescentes buscaram compreender como era a infância dessas gerações anteriores: onde brincavam, com o que brincavam e como a experiência de brincar impactou suas vidas. A partir desses relatos, cada estudante trouxe para a escola um brinquedo ou brincadeira mencionada na entrevista, possibilitando o compartilhamento dessas práticas com os colegas.
O encerramento da atividade contou com a realização de uma oficina brincante, em que toda a turma se envolveu com as diversas formas de brincar resgatadas — um momento de vivência intergeracional, troca de saberes e valorização de um cotidiano mais simples e criativo.
O “Inventário Brincante” mostrou-se uma prática rica e significativa, que vai além do conteúdo escolar, promovendo escuta, empatia e o resgate de memórias afetivas como forma de aprendizado e conexão com o passado.