Projeto de Leitura na Escola: Explorando Ética e Autores Literários

  • Categoria: Educação Básica
  • Data: 15/03/2024 11:30
Projeto de Leitura na Escola: Explorando Ética e Autores Literários

As turmas 9A e 9B da disciplina de Língua Portuguesa estão imersas em um empolgante projeto de leitura que vai além das páginas dos livros. Com foco na obra “Histórias sobre ética”, os estudantes mergulharam em pesquisas, dinâmicas, tecnologia e reflexões sobre a função social da literatura.

O Início: Ética e Ética Profissional

O projeto teve início com debates e pesquisas sobre o conceito de ética e sua relevância na sociedade. Os alunos exploraram o significado da ética e também se aprofundaram na ética profissional, compreendendo como esses princípios moldam diferentes áreas de atuação. A apropriação do código de ética de uma profissão específica permitiu que os estudantes vislumbrassem futuros caminhos profissionais.

Autores em Foco

Uma parte fundamental do projeto foi dedicada aos autores da obra “Histórias sobre ética”. Dada a diversidade e importância desses escritores para a literatura brasileira e mundial, os alunos formaram grupos e elaboraram padlets detalhando a vida e a obra de cada autor. Esses paineis virtuais serviram como uma janela para o mundo literário, conectando os estudantes às mentes criativas por trás das histórias.

Dinâmicas e Apresentações

Com o conhecimento adquirido, os grupos realizaram dinâmicas e apresentações. Eles compartilharam suas descobertas com os colegas, explorando temas como dilemas éticos, conflitos morais e a influência da literatura na formação de valores. A interação entre os estudantes enriqueceu o processo, proporcionando diferentes perspectivas e insights.

QR Codes: Compartilhando Conhecimento

Para ampliar o alcance do projeto, os alunos geraram QR codes relacionados aos autores e à ética literária. Esses códigos foram expostos nos saguões dos Prédios A e C, convidando toda a comunidade escolar a escanear e acessar informações relevantes. O objetivo era tornar o conhecimento útil e acessível a todos.

Próximos Passos

O projeto continuará ao longo do primeiro trimestre, com momentos dedicados à leitura das histórias e reflexões sobre os temas abordados. Os estudantes estão entusiasmados para explorar ainda mais o universo literário e sua relação com a ética e os valores humanos.

Acompanhe o Instituto Ivoti

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades e informações.