Visita ao Caminho das Serpentes em Morro Reuter Explora Ladrilhamentos Matemáticos

  • Categoria: Educação Básica
  • Data: 15/03/2024 11:30
Visita ao Caminho das Serpentes em Morro Reuter Explora Ladrilhamentos Matemáticos

No dia 12 de março de 2024, os alunos do terceiro ano do Ensino Médio embarcaram em uma emocionante aventura matemática. Acompanhados pelas professoras Elisabete Ben e Vanessa Dhein, bem como pelo Professor Edson, eles visitaram o Caminho das Serpentes, localizado em Morro Reuter.

O objetivo da visita? Mergulhar no mundo dos ladrilhamentos, um conceito matemático fascinante. Os ladrilhamentos são padrões geométricos que preenchem o espaço sem deixar lacunas. Eles podem ser encontrados em azulejos, pisos, mosaicos e até mesmo na natureza.

Cada aluno recebeu a tarefa de fotografar diferentes tipos de ladrilhamentos encontrados ao longo do caminho. Essas imagens serão usadas posteriormente em um trabalho, onde os alunos apresentariam suas descobertas e explorariam as propriedades matemáticas por trás desses padrões.

A atividade proporcionou uma oportunidade única para aplicar a teoria matemática na prática. Os alunos puderam observar como os ladrilhamentos se repetiam, como os ângulos se encaixavam e como as formas se combinavam para criar designs impressionantes.

Além disso, a visita ao Caminho das Serpentes permitiu que os estudantes apreciassem a beleza da matemática em seu ambiente natural. Eles viram padrões hexagonais, quadrados, triângulos e outras formas complexas, todos harmoniosamente entrelaçados.

Ao final do dia, os alunos voltaram para a sala de aula com uma compreensão mais profunda dos ladrilhamentos e uma apreciação renovada pela matemática. O Caminho das Serpentes não apenas revelou segredos geométricos, mas também inspirou uma nova paixão pela disciplina.

Que essa experiência continue a motivar esses jovens estudantes em sua jornada de aprendizado e descoberta!

Acompanhe o Instituto Ivoti

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades e informações.