Sobre o Curso

Modalidade:

Presencial com 40% da carga horária online

Objetivo:

Visa ao aprofundamento dos saberes teóricos-práticos ligados à educação infantil. Estudos para a organização do currículo a partir da BNCC, atentando para as neurociências. Propõe-se reflexões sobre a infância nas suas mais variadas especificidades e a sua compreensão como uma produção histórico-social-cultural. Temas como a valorização da participação infantil, as diferentes linguagens das crianças e práticas pedagógicas nortearão os estudos do curso.

Público de interesse:

Professores de Educação Infantil, integrantes de equipes pedagógicas e demais profissionais interessados em aprofundar os estudos.

Período de realização do curso:

Setembro de 2022 a agosto de 2024

Dias e horários das aulas:

Sexta-feira de noite - 19h às 22h30min

Sábado: 8h às 12h

Um a dois encontros mensais.

Módulo I - Compreender os Princípios e Concepções da Educação no atual contexto - 110h

  • Interação e afetividade na infância e na adolescência - 15h Esp. Alessandra Niederauer

  • Neurociências: contribuição para a educação integral - 10h Dra. Fernanda Antoniolo

  • Bases neurobiológicas da aprendizagem - 15h Dra. Ana Lúcia Cecconello

  • Cérebro, emoção e comportamento - 10h

  • O desenvolvimento de habilidades socioemocionais - 15h Me. Bianca Stock

  • Inovação e Criatividade: princípios da ação pedagógica: 10h - Dr. Augusto Teixeira Niche

  • Múltiplas culturas infantis e juvenis - 10h Dra. Raquel Dilly Konrath e Dr. Giovani Meinhardt

  • A diversidade e as diferenças como princípios da educação inclusiva na prática - 10h Dra. Ailim Schwambach e Ma. Sinara da Silva Emmel

  • A investigação como prática da docência - 10h Me Mara Silva e Esp. Leisiane Heming

  • Seminário integrador: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) - 5h (presenciais) Dra. Raquel Dilly Konrath

 

Módulo II - Pedagogia da Infância - 70h

  • Tempo, espaço, materiais e grupo como categorias na organização e planejamento da ação pedagógica - 20h Ma. Mara da Silva, Dra. Letícia Caroline da Silva Sreit

  • Campos de Experiência Educativa - 10h Dra. Luciana Varisco

  • A pesquisa como princípio de aprendizagem na Educação Infantil - 10h Ma. Mara da Silva

  • Registro no cotidiano escolar: a importância da documentação pedagógica para a prática - 10h Dra. Claudia Horn

  • A ludicidade como condição da aprendizagem - 10h Ma. Rosane Romanini

  • Práticas investigativas - 5h Dra. Raquel Dilly Konrath

  • Seminário integrador - 5h  Dra. Raquel Dilly Konrath

 

Módulo III - A aprendizagem e o desenvolvimento na Educação Infantil - 105h

  • A aquisição da Linguagem e Letramento: perspectiva das neurociências - 15h  Ma. Katlen Grando

  • Natureza e escola: uma relação potente - 10h Esp. Rita Jaqueline de Moraes

  • A construção da Linguagem Matemática: da compreensão à representação - 10h Dra. Delci Klein

  • A Música como Linguagem - 10h Ma. Monia Kothe

  • A Linguagem do corpo, dos gestos e do movimento - 10h Me. Rafael Kelleter

  • Literatura: pensamento e imaginação - 10h (presenciais) Dra. Marguit Goldmeyer

  • A Linguagem da Arte: expressão e leitura de mundo - 10h Dra. Daniela Diefenthäler

  • O eu, o outro e o nós na Educação Infantil - 10h  Esp. Leisiane Heming

  • Escrita acadêmica: elaboração do artigo - 10h

  • Práticas investigativas - 5h Dra. Raquel Dilly Konrath

  • Seminário integrador - 5h Dra. Raquel Dilly Konrath

 

Módulo IV - Ser professor na Educação Infantil - 45h

  • Ser professor/a - 10h

  • Os princípios éticos na educação: entre a teoria e a prática - 10h Dr. Giovani Meinhardt

  • A importância da cultura digital como aporte pedagógico - 15h (10h presenciais e 5h online) Ma. Angela Musskopf

  • Práticas investigativas - 5h Dra. Raquel Dilly Konrath

  • Seminário integrador - 5h Dra. Raquel Dilly Konrath

 

Plano de elaboração de monografia em forma de artigo 30 (trinta) horas, a ser desenvolvido pelo estudante e sob a orientação de um professor do curso (presencial e online).

  • Dra. Ailim Schwambach - Doutora em Institute of Education pela University of London, Inglaterra

  • Esp. Alessandra Strauss Niederauer - Especialização em Neuropsicologia (UFRGS)

  • Dra. Ana Lúcia Cecconello - Doutorado em Ciências Biológicas (Neurociências) / (UFRGS)

  • Dra. Cláudia Inês Horn - Doutorado em Educação (Unisinos)

  • Ma. Daniela da Rosa Linck Diefenthäler - Mestrado em Educação (UFRGS)

  • Dra. Delci Heinle Klein - Doutorado em Educação (UFRGS)

  • Dra. Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho - Doutorado em Educação (PUC/RS)  

  • Me. Giovani Meinhardt - Mestrado em Filosofia (UNISINOS)

  • Dr. Augusto Niche Teixeira - Doutorado em Educação (PUC / RS)

  • Dra. Katlen Böhn Grando - Doutorado em educação (UFPEL)

  • Esp. Leisiane Hemming - Especialização (ISEI)

  • Esp. Letícia Caroline da Silva Streit - Especialização em Coordenação Pedagógica (UFRGS)

  • Dra. Luciane Varisco Focesi - Especialização em Docência na Educação Infantil  (UFRGS)

  • Ma. Mara da Silva - Mestrado em Educação (UNISINOS)

  • Me. Marcelo Augusto Frölich - Mestrado em Educação (PUC/RS)

  • Dra. Marguit Carmem Goldmeyer - Doutorado em Teologia (EST/SL)

  • Me. Monia Kothe - Mestrado em Música (UFSM)

  • Esp. Rafael Ferreira Kelleter - Me em Educação (UFRGS)

  • Dra Raquel Dilly Konrath -  Doutora em Processos e Manifestações Culturais (FEEVALE/NH)

  • Ma. Rosane Romanini - Mestrado em Educação (UNISINOS)

  • Esp. Rita Jaqueline de Moraes -  Especialista em Educação Infantil (UNISINOS)

  • Ma. Sinara da Silva Emmel - Mestrado em Educação (UNISINOS)

 

Corpo docente sujeito a alterações.

Até 2/9/2022

 

Taxa de inscrição:

R$ 50,00

Início das aulas:

9/9/2022

Duração:

4 semestres

Carga horária:

360h

Investimento:

24 parcelas fixas de R$ 400,00

 

Descontos:

15% Profissionais do Instituto Ivoti

10% Egressos dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação do Instituto Ivoti

10% Profissionais da Rede Sinodal de Educação

Consulte descontos especiais para grupos de professores de uma mesma organização matriculados no mesmo curso.

 

OBS: Os descontos não são cumulativos, tendo validade o maior

 

Local das aulas:

Instituto Ivoti

Rua Pastor Ernesto Schlieper, 200

Bairro: Sete de Setembro - Ivoti

Telefone: (51) 3563-8600

 

Documentação necessária:

Cópia do diploma de graduação e do histórico de conclusão de curso de graduação, CPF, RG, Certidão de Nascimento/Casamento e Curriculum Vitae.

O Instituto Superior de Educação Ivoti se reserva o direito de cancelar o curso, caso não atinja um número mínimo de candidatos.

Infraestrutura

Campus

Com 60.000 metros quadrados de área total e 15.000 metros quadrados construídos, o campus do Instituto Ivoti contempla estrutura física que atende crianças a partir dos 4 meses até o Ensino Superior, com ampla área arborizada e espaços para convivência.

Biblioteca

A biblioteca existe desde 1909. Foi oficializada em 04/01/1954 e registrada com o nome de Biblioteca Machado de Assis no Instituto Nacional do Livro - MEC em 20/05/1976, procurando homenagear através do nome, um dos mais reconhecidos escritores brasileiros. A biblioteca, que possuí uma área total de 599,30 m2, está localizada no segundo piso do Prédio G do Instituto Ivoti, inaugurado em outubro de 2004.

Possui uma estrutura moderna, confortável e bem equipada, estando sempre disponível aos seus alunos, professores, funcionários, assim como para a comunidade externa. Comentários ou sugestões, escreva para biblioteca@institutoivoti.com.br.

Auditório

Reuniões com pais, palestras, aulas de teatro, ensaios de grupos, orquestras musicais e espetáculos diversos fazem parte da rotina do auditório do Instituto Ivoti. Com capacidade para 350 pessoas, este ambiente também recebe eventos do município de Ivoti e região.

Laboratório de Ciências

O Instituto Ivoti dispõe de um laboratório de Ciências da Natureza, que é uma sala especial para a realização de experiências e pesquisas científicas, onde os estudantes podem fazer o uso de materiais próprios e dos equipamentos existentes para os estudos de Biologia, Física e Química. 

O Laboratório de Ciências da Natureza, é um ambiente que permite o desenvolvimento de atividades teórico-práticas, que instiga os estudantes a:

  • Conhecer diferentes maneiras de obter informações, levantando, selecionando e confirmando hipóteses, através de experimentos e observações;

  • Desenvolver o espírito investigativo, conhecer e utilizar no cotidiano conhecimentos de Biologia, Física e Química;

  • Articular conhecimentos das Ciências da Natureza com o conhecimento de outras áreas do saber;

  • Trabalhar em grupo e desenvolver a capacidade de liderança focada em resultado concreto;

  • Avaliar situações-problema, através de metodologias científicas.

Laboratórios de Informática

O Instituto Ivoti conta com 3 laboratórios de informática que são utilizados por todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil, até o Ensino Superior. Além do sistema operacional Windows, os computadores possuem o sistema operacional Ubuntu para a familiarização com uma distribuição Linux.

O Instituto Ivoti também possui um laboratório móvel de Chromebooks, que permite o uso dos recursos tecnológicos na sala de aula.

Acesse aqui o Regimento Interno dos Laboratórios de Informática.

Refeitório

O Instituto Ivoti oferece aos alunos, pais e comunidade escolar um refeitório nas dependências do campus.

A instituição preza por uma alimentação saudável e dá preferência sempre que possível por alimentos sem agrotóxicos, gordura hidrogenada, corantes e conservantes.

Parceiros

Acompanhe o Instituto Ivoti

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades e informações.