Instituto Ivoti aprova projeto sobre as abelhas sem ferrão junto ao Fundo Social da Sicredi Pioneira

  • Categoria: Educação Básica
  • Data: 09/06/2022 15:25
Instituto Ivoti aprova projeto sobre as abelhas sem ferrão junto ao Fundo Social da Sicredi Pioneira

Ivoti - O Instituto Ivoti aprovou junto ao programa Fundo Social da Cooperativa Sicredi Pioneira RS o projeto “Abelhas sem ferrão polinizando saberes”, uma iniciativa do Programa Herbário Vivo coordenado pela professora Soeli Presser. A instituição foi contemplada com o valor de R$ 10.000,00 para a execução do projeto que tem um valor total estimado em R$14.400,00.

O projeto será desenvolvido no Instituto Ivoti com o objetivo de capacitar ao menos um professor de cada uma das 21 cidades atendidas pela Sicredi. “Sempre foi um sonho ter professores de outras escolas nesse projeto e ser contemplado pelo Fundo Social  é um presente para o meio ambiente. As abelhas sem ferrão são um recurso muito importante na educação ambiental. Quando ensinamos para as crianças, elas crescem com essa consciência e passam isso adiante”, destacou a professora Soeli. Ela também reforçou a importância da aproximação com a natureza e a preservação dos recursos naturais.

O Programa Herbário Vivo sempre teve as portas abertas para receber escolas da região e agora reafirma a importância da Educação Ambiental em todas as fases da vida e, ao capacitar professores, aumenta ainda mais sua abrangência e comprometimento na preservação das abelhas sem ferrão. 

Em agosto o projeto deve ter início com a elaboração de uma cartilha com todas as informações referentes a abelhas sem ferrão, que será usada como apoio pelos professores e escolas participantes. Com o apoio da Emater e da Associação de Apicultores de Ivoti, serão realizadas quatro oficinas entre os meses de setembro e novembro com diferentes assuntos: anatomia e fisiologia das abelhas, pastagem apícola e reflorestamento, iscas para abelhas e confecção de caixa para colmeia e viagem de estudos para atividade com um apicultor.

Ao final, deve ser realizada uma mostra pública do projeto na Feira das Flores do Município.

Acompanhe o Instituto Ivoti

Assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail nossas novidades e informações.